Terça, 22 de maio de 2018
82 99913 3591
Cidades

08/05/2018 ás 13h32

59

Redação

União dos Palmares / AL

Comunidades quilombolas de Santana do Mundaú recebem nesta terça Dia D
Graças à interlocução feita pela Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil, remanescentes receberão serviços gratuitos de cidadania do Estado
Comunidades quilombolas de Santana do Mundaú recebem nesta terça Dia D
Texto de Wellington Santos O Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil, promove mais uma edição do projeto Dia D do Governo Presente, desta vez nos municípios de Santana do Mundaú, com programação nesta terça-feira (8), e Joaquim Gomes, nesta quarta
Texto de Wellington Santos



O Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil, promove mais uma edição do projeto Dia D do Governo Presente, desta vez nos municípios de Santana do Mundaú, com programação nesta terça-feira (8), e Joaquim Gomes, nesta quarta (9). A realização do projeto nas cidades será diferenciada graças à interlocução feita pela Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil com os povos tradicionais, como os quilombolas e indígenas, que receberão os serviços de cidadania gratuitos do Estado.


Nesta terça-feira, as comunidades quilombolas de Santana do Mundaú serão as primeiras a ser contempladas, como a Jussara, Mariana e Fioluz, atendendo à solicitação feita ao Governo do Estado pelo Instituto Irmãos Quilombola. A programação terá início às 8h e se concentrará até as 17h, na Escola Pequeno Príncipe, no Residencial Jussara.


A previsão é de que cerca de 90 famílias da comunidades quilombolas sejam atendidas em parceria com a Prefeitura Municipal, envolvendo órgãos estaduais e municipais.


As comunidades receberão gratuitamente serviços de saúde, como vacinação, teste de HIV; Cartão do SUS; emissão da 1ª e 2ª vias de carteira de identidade, CPF, e atividades de recreação para as crianças.


“A garantia dos direitos das comunidades remanescentes de quilombos tem sido uma das prioridades do governador Renan Filho e transcorre pelo acesso à documentação básica, ao reconhecimento da cidadania destes povos tradicionais. Ter esses documentos auxilia no processo de autoidentificação, na organização social e política dos quilombolas”, afirmou a coordenadora da Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil, Edenilsa Lima.


Joaquim Gomes


Já na quarta-feira é a vez de os povos indígenas do município de Joaquim Gomes também receberem as ações de cidadania do Dia D do Governo Presente. "Essa gestão vem dialogando e construindo políticas de atenção diferenciadas para que a identidade cultural e o desenvolvimento social desses povos sejam melhorados", completou Edenilsa Lima.



menina_quilombola_com_a_coodenadora_da_gerencia_de_articulacao_social_do_gabinete_civil_edenilsa_lima_acoes_de_cidadania_ocorrem_nesta_terca-feira_para_remanescentes_quilombolas_divulgacao_20180508_1762820966

FONTE: Agência Alagoas

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium