Segunda, 23 de outubro de 201723/10/2017
82 99913 3591
Muito nublado
16º
26º
27º
Uniao Dos Palmares - AL
dólar R$ 3,21
euro R$ 3,77
Prefeitura
UNIÃO DOS PALMARES
União comemora dia do folclore com evento
"Folclore Palmarino – Resgatando a Cultura e Tradição de um Povo"
Redação União dos Palmares - AL
Postada em 24/08/2017 ás 00h42
União comemora dia do folclore com evento

Foto: Denilson

Por Leonrdo Bastos


Exposições artísticas, apresentações culturais e homenagens marcaram a comemoração ao dia do folclore brasileiro, em União dos Palmares. A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, proporcionou à população palmarina uma noite de muita emoção e alegria, nessa terça-feira (22/08), com uma programação que faz alusão à temática não apenas do contexto histórico do folclore, como também às personagens que fazem parte da trajetória cultural do nordeste e da região palmarina, como destacou o prefeito Kil Freitas “É um resgate principalmente das nossas raízes clássicas, de personalidades que imprimiram sua marca em União e deixaram um legado vasto para todos nós”. Ou “a valorização daquilo que nos acompanha fortemente em nossa essência, inerente de cada palmarino”, como disse a secretária Dorinha Cavalcante.
O evento, sediado no museu Maria Mariá, foi marcado pelo lançamento da exposição Mestre Caboclinho, em tributo à Caboclinho do Norte, mestre guerreiro que se tornou figura cativa em União, residente do bairro Roberto Correia de Araújo, falecido em 2012, com a presença, inclusive, da filha deste. Foi homenageada ainda Luciene da Conceição, conhecida como Nena do Coco de Roda, grupo palmarino fundado há 20 anos por esta, com o intuito de tirar crianças de ruas e incentivá-las com a cultura. Houve também a premiação do concurso de redação promovido no evento de aniversário dos 100 anos de Maria Mariá para todos os estudantes do município. Avaliado por professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contemplou a aluna Ana Clara Gonçalves, da escola municipal Salomé da Rocha Barros. Já as apresentações ficaram por conta do grupo Coco de Roda Xodó, dos alunos da escola estadual Rocha Cavalcante, do Pastoril Viva a Vida – formado por idosos do CRAS – e do Coletivo Afro Caeté, com a cantora Naná Martins.
Presenças ainda do vice-prefeito José Alfredo, dos secretários de educação, infraestrutura, indústria e comércio e infância e juventude, respectivamente, Rimelc Shirley, Junior Menezes, Neide Mitomari e Ednaldo Silva, alunos, professores e diretores de escolas municipais, estaduais e privadas e de membros da população em geral.


 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
imprimir
226
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium